10 dezembro 2008

Formação Pré Partida SVE – 6 a 8 Dezembro 2008

Este fim-de-semana o ISU, em parceria com a Agência Nacional do Programa Juventude em Acção organizou mais uma Formação Pré Partida SVE, desta vez na Pousada da Juventude em Oeiras. 18 voluntári@s, a Regina, a Filipa, a Catarina, a Sara, a Susana Cheong, a Janine, a Ermelinda, o Ricardo, o Paulo, a Maria João, a Joana, a Rita, Susana Baptista, Verónica, Inês, António, o Miguel e o Zé, um grupo 5 estrelas que, irá desenvolver actividades em áreas como o direito das mulheres, turismo sustentável, toxicodependência, design, ambiental, multimédia, rádio, artes plásticas, deficiência mental, etc.

Os destinos são diversos, Itália, Eslovénia, Turquia, Áustria, Espanha, Hungria, França, Bósnia- Herzegovina, Argentina, Reino Unido, o objectivo comum é ter um experiência de aprendizagem intercultural, não formal, desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais.

A Formação Pré Partida SVE é sempre um momento de paragem muito importante para os voluntários, pois é nestes dias que se apercebem verdadeiramente que vão partir para SVE e que isso implica muito mais do que saber o nome da Associação e do país de Acolhimento…Por isso, são trabalhadas durante estes 3 dias as expectativas, os receios, motivações, a integração numa nova cultura, as particularidades do Serviço Voluntário Europeu e do Programa Juventude em Acção…
A ansiedade e inquietação é notória nos voluntári@s ao longo destes dias, por se aperceberem que há muitas questões importantes ligadas ao seu SVE sobre as quais nunca tinham pensado antes e não tinham sido informados, mas que são imprescindíveis de se responder para que a experiência SVE possa ser potenciada ao máximo.

Por isso, muitas questões são colocadas durante estes dias, muitas dúvidas são tiradas, mas o mais importante é que todos saiam da Formação com a certeza de que é fundamental procurar respostas, perguntar sempre tudo antes de partir, é um dever das associações prepararem e acolherem bem os seus voluntários, mas também é um dever e um direito dos voluntários de se informarem e esclarecer tudo sobre os seus projectos antes de partirem.

Parabéns a todos, em primeiro lugar por terem tido a determinação de fazer SVE, depois pela vossa participação, interesse e partilha durante a formação…não temos dúvidas de que esta experiência vos trará bons frutos, vos dará uma boa formação humana, consciente de vocês mesmos e da realidade do mundo actual!

Até sempre! Beijo&abraço a todos!
P’lo ISU Patrícia e Clara


Em baixo, apresentamos algumas fotos dos voluntários nos bons momentos que tivemos durante esta Formação
:



09 dezembro 2008

Dia de Acolhimento ao Estudante Estrangeiro em Portugal



No dia 29 de Novembro realizou-se, na Cidade Universitária de Lisboa, a 3ª edição do Dia de Acolhimento ao Estudante Estrangeiro em Portugal. Esta actividade realiza-se anualmente desde 2006 e pretende contribuir para a criação de um ambiente mais propício para a integração social dos estudantes migrantes em Portugal, procurando reunir num Dia de Acolhimento, entidades que apoiam os estudantes estrangeiros em Portugal, como o ISU, as Associações de Estudantes Estrangeiros em Portugal por país de origem e os estudantes migrantes que se encontram a estudar no ensino superior em Portugal.

Como noutros anos, esta actividade foi organizada e executada pelo Gabinete de Apoio ao Estudante do ISU e pelas Associações de Estudantes estrangeiros em Portugal, a Associação de Estudantes Guineenses em Lisboa e a União de Estudantes Cabo-verdianos em Lisboa, e contou com o apoio do ACIDI. Estava prevista a realização de um torneio de futsal da parte da manhã, no estádio universitário de Lisboa, e uma Tarde Cultural, na Cantina Universitária. Devido às condições climatéricas não foi possível realizar o torneio, mas da parte da tarde, as associações encarregaram-se de dinamizar a Tarde Cultural, à semelhança do ano anterior, convidando alguns estudantes para cantar e recitar poesia, apresentando o seu talento aos presentes na actividade.


Mais uma vez foi escassa a presença de entidades e associações ligadas à temática da integração de estudantes migrantes em Portugal, assim como de estudantes portugueses que quisessem conhecer melhor os seus colegas de outros países a estudar em Portugal.



Os organizadores desta actividade esperam poder contar com uma maior participação de todos para o próximo ano.