04 agosto 2010

Laura em modo Nicolai for Born, na Dinamarca!






Já há algum tempo que me preparava para uma experiência de trabalho concreto, um intervalo entre o conhecimento quase puramente teórico que até aqui tinha recebido dos meios de ensino oficiais. Através de alguns amigos conheci o SVE e assim cheguei a Kolding, Dinamarca há já cinco meses. Aqui vim dar principalmente pelo projecto, numa casa de cultura para crianças: Nicolai for Born. Esta faz parte de um complexo cultural maior, onde podemos contar com um café e cinema, uma sala de espectáculos, uma casa com ateliers de designers e artistas visuais e ainda um arquivo da cidade.
Comigo chegou a Eva, uma rapariga do Tirol austríaco. Juntas propusémo-nos a organizar um pequeno festival para crianças sob o tema da interculturalidade. Durante meses criámos a história do Nicolai, um rapaz cujo diário encontrámos por acidente. A partir daí um novo mundo era-nos revelado, com as estranhas formas de comportamento, relações ou paisagens que ali eram descritas. No período de quatro dias trabalhámos com duas turmas diferentes, onde entre inglês e dinamarquês conseguimos criar objectos de cartão, trouxas de viagem e peças de teatro.
Para além desse projecto mais pessoal, o trabalho na Nicolai for Born tem passado essencialmente pela assistência técnica e criativa das crianças, escolas e pais que visitam a casa todos os dias. Temos tido ainda a oportunidade de conhecer diferentes metodologias e profissionais de educação artística que por ali vão passando .
Uma condicionante deste projecto consistia em viver com uma família dinamarquesa. Para quem nos últimos anos viveu sozinha numa grande cidade, esta não parecia a situação mais entusiasmante. Mas a verdade é que se revelou incrivelmente positiva, com toda a óptima comida, viagens e conhecimento mais profundo desta outra cultura. Acabámos por nos tornar todos grandes amigos, e ainda aprendi a gostar de cães e a lidar com bebés. Yeah!
A um mês do regresso, parece-me que há ainda tanto que fazer por aqui, agora que o sol e toda a gente anda aí, pelas ruas fora. De qualquer modo sinto que é o tempo certo e entusiasmo-mo com o que está por vir.

Laura Marques, SVE na AFS, Dinamarca