18 fevereiro 2006

BOLETIM expectativas!
06.02.06

Ficava-vos bem que fossem muitas as expectativas sobre o texto de abertura do presidente, que muitos mal conhecem. Lamento desapontar-vos, porque as expectativas são é todas minhas.
Primeiro porque temos um boletim novo, de cara lavada e diferente. E quantas expectativas que sirva mesmo para nos unir mais a todos, ao reconhecermos as coisas diferentes que vamos fazendo (sempre fomos assim, cada vez mais identificados uns com os outros quanto mais fomos sendo; e, especialmente, quanto mais diferentes nos fomos encontrando…).
Depois porque o entusiasmo de sempre tem caras novas, de expectativas cheias: da Clara (Imagem) à Maria João (CFV), do Carlos (do ressuscitado GAE) ao João (fundamental contabilista)…; pela Alta, plena de fantásticas estagiárias e novas ajudas, a não perder; na diáspora, SVEs que regressarão com invejável experiência, oxalá com tempo para nós; nas "delegações", a frescura do que começa de novo…
A seguir, porque se propôs uma mudança fundamental – muito conversada, ao peso da realidade… cheia de expectativas – na própria concepção da "governação" do ISU, com uma Direcção diferente, uma "sede" ainda mais central, porque ao serviço de todas as delegações, concretizando a sua vocação de promotora, formadora e apoio a todos, com uma responsabilização muito maior dos coordenadores de áreas e delegações… De concretização morosa, e não sem dúvidas nem dor. Não temos pressa e cá estaremos para apreciar a realidade ( que cada um vai ajudando a transformar, no seu sítio e competência…).
Por fim – enorme expectativa! -, porque com tudo isso se pretende ter ainda mais presente no ISU a lucidez, força e iniciativa dos voluntários, não só a fazerem, mas a pensarem connosco o que vamos fazendo; a abrir a muitos outros as portas desta experiência de crescimento pessoal no compromisso com algo que se acredita, no ser mais um junto de outros que me enriquecem… E a que nos conheçam e reconheçam como algo interessante, para podermos fazer melhor e gritar mais alto a nossa experiência.
Há 15 anos que me encontro surpreendido com a capacidade que o ISU foi tendo de se descobrir, de ser útil, de servir os seus objectivos, de perceber por onde havia de ir. Sempre dependeu da confiança em cada um, na franqueza da sua presença; da entrega surpreendente de todos, profissionais que ultrapassam as suas obrigações, voluntários que franqueiam o seu tempo e disponibilidades.
Expectativas? As melhores, como sempre; porque mesmo diferentes, novos, "re-arranjados", pareceremos sempre os mesmos. E os antigos que nos reencontrem, e os novos que nos descubram, continuarão a perceber que chegaram (para quê mais descrições, substantivos rebuscados, ideias que nos descrevam?)… ao ISU.
Para os da casa, até dia 25; para os outros… sou o presidente que mal conhecem.
António Sarmento

ISU Gaia isu_gaia@yahoo.com
O ISU Gaia é ainda um pequeno núcleo do ISU, com apenas 9 voluntários. O seu objectivo é promover o Voluntariado e a Educação para o Desenvolvimento (ED) na área do Grande Porto. Depois de um ano de trabalho (parabéns a nós!), de um workshop de iniciação ao voluntariado e da primeira edição do Curso de Formação Geral para o Voluntariado (que foi um pequeno grande sucesso), o ISU Gaia começou a crescer e agora olha para o futuro com um misto de entusiasmo, receios e energia… As necessidades nas áreas da formação para o Voluntariado e da ED são grandes nesta "segunda maior cidade do pais" e as ideias e solicitações aparecem facilmente. No entanto, a nossa disponibilidade é reduzida e a exigência no trabalho é algo que não queremos perder. Assim, cada pequeno passo é para nós um grande salto que queremos dar com segurança e sem perder a alegria de acreditar e gostar do que fazemos. Essa é também a nossa mensagem.

Filipe Martins

ISU Viana isu_viana@hotmail.com
Há cinco anos atrás surgia, depois do primeiro Nô Djunta Mon Viana, o desejo de trazer ao Norte a filosofia do ISU. Este desejo aliado a uma mobilização cívica muito forte tornara possível a criação do ISU-Viana.
Actualmente, este núcleo tem uma dinâmica muito própria e mantém-se activo graças ao empenho dos seus voluntários. Mas, há sempre um momento de paragem para avaliação e redefinição de linhas de intervenção. Esta avaliação permite uma aprendizagem contínua e o estabelecimento de expectativas futuras.
E a expectativa mais acarinhada para este ano, por toda esta equipa, é a criação de um grupo de voluntários coeso e disponível a participar nas mais diferentes actividades. Isto porque uma vez que trabalhamos na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, os voluntários estão de passagem enquanto fazem a sua formação académica.
Pretendemos levar o voluntariado a todo distrito e nada melhor que fazê-lo através dos alunos desta escola, por isso queremos chegar mais perto da comunidade estudantil.
Conseguir a afirmação da nossa filosofia num mundo que nem sempre partilha estes valores é de facto o nosso objectivo para 2006.
A todos quantos contribuam para isso, remetemos desde já o nosso agradecimento.
Andreia Soares


ISU Faro isu_faro@yahoo.com.br

É só uma leve sensação, ou esta é a primeira mensagem oficial que o núcleo- Faro vai fazer para a comunicação social ISU?!..
Quanto a expectativas e pretensões... Para este ano de 2006 a equipa do Núcleo de Faro espera iniciar algumas novas actividades que marcam a passagem do nosso núcleo para outra fase! Estamos a preparar uma missão de diagnóstico de necessidades a S.Tomé e Príncipe para executar-mos um projecto com o grupo de voluntários que irão sair da formação específica.
Assim, e se tudo correr pelo melhor, iremos fazer uma formação específica Nô Djunta Mon para Março e posteriormente um projecto em S. Tomé e Príncipe.
Quanto às áreas de apoio ao estudante deslocado e formação geral de voluntários esperamos vir a desenvolver mais 2 cursos de formação e iniciar-mos o apoio ao estudante, com alguns voluntários. Gostaríamos, para este processo de propor ao ACIME uma formação/ sensibilização para os voluntários do ISU de forma a apresentar o cenário da Integração dos imigrantes em Portugal e no Algarve em particular, e discutir formas de articulação entre ACIME e ISU. Este é ainda só uma pretenção, mas que gostaríamos de levar a cabo.
Estamos com algumas dificuldades que nos impedem de integrar um estágio profissional, o que dificulta um pouco a dinamização contínua e pemanente do núcleo e a motivação dos voluntários. Esperamos que esta situação venha a alterar-se para que o núcleo comece a fortalecer os seus ramos e começar a criar bons frutos!
Para terminar gostaríamos de vos deixar com este pequeno poema de Shakespeare! É um poema que mereceu a atenção de algumas pessoas, e sentimos que deve ser partilhada.

Estela Louçã



"Depois de algum tempo aprendes a diferença, a subtil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E aprendes que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começas e aprender que beijos não são contratos, e presentes não são promessas. (…) E não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai magoar-te de vez em quando e precisas perdoá-la por isso. Aprendes que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobres que se leva anos para se construir confiança e apenas Segundos para destrui-la, e que podes fazer coisas num instante, das quais te arrependerás pelo resto da vida. Aprendes que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que tu tens na vida, mas quem tens na vida (…) Descobres que as pessoas com quem mais te importas na vida, são tiradas de ti muito depressa; por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vemos (…) Aprendes que paciencia requer muita prática (…)
Aprendes que quando estás com raiva tens o direito de estar com raiva, mas isso não dá o direito de seres cruel. Aprendes que nem sempre é suficiente seres perdoado por alguém. Algumas vezes, tens que aprender a perdoar-te a ti mesmo. Aprendes que com a mesma severidade com que julgas, tu serás em algum momento condenado. Aprendes que não importa em quantos pedaços teu coração foi partido, o mundo não pára para que o consertes. E, finalmente, aprendes que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto planta teu jardim e decora a tua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E percebe que realmente podes suportar… Que realmente és forte, E QUE PODES IR MUITO MAIS LONGE DEPOIS DE PENSAR QUE NÃO SE PODE MAIS. E QUE REALMENTE A VIDA TEM VALOR, E QUE TU TENS VALOR DIANTE DA VIDA! (…) E SÓ NOS FAZ PERDER O BEM QUE PODERIAMOS CONQUISTAR, O MEDO DE TENTAR!"

William Shakespeare

GABINETE DE COOPERAÇÃO cooperacao@isu.pt

O Gabinete de Cooperação do ISU encontra-se este ano ainda mais cheio – cheio de projectos, cheio de voluntários, cheio de vida, enfim, cheio de Pessoas! Neste momento a nossa equipa é composta por 3 técnicos: a coordenadora de área, Mónica Azevedo, e as estagiárias Luciana Almeida e Rita Magalhães. Pelo caminho já dissemos adeus ao Francesco, um estagiário do Programa Leonardo que esteve connosco dois meses.
Com tantas pessoas as nossas expectativas tornam-se também elas maiores. Este ano esperamos ser capazes de sedimentar os projectos do gabinete, particularmente os projectos de micro-crédito e dar início a novos processos deste tipo. Seria também importante para nós conseguirmos definir a estratégia de Cooperação do ISU, diversificar as parcerias no terreno e a nível internacional e a estruturar o modelo de organização dos técnicos de forma a: alargar o número de elementos para o próximo ano, capacitar tecnicamente a equipa e descentralizar as actividades pelos técnicos. Para além disto, gostaríamos de superar o financiamento obtido no ano passado para os projectos Nô Djunta Mon e de uniformizar a venda de artesanato através da organização e diversificação do material e da criação de uma marca registada do NDM. Ainda em relação ao NDM esperamos consolidar a formação específica e alargar o número de formandos, criando simultaneamente novas perspectivas de integração destes voluntários em outras actividades.

Luciana Almeida


CENTRO DE FORMAÇÃO PARA O VOLUNTARIADO cfv@isu.pt

2006...Ano de grandes mudanças no CFV. As nossas maiores expectativas estão sobretudo relacionadas com o salto qualitativo que todos pretendemos dar aqui no ISU, especialmente no CFV.
Internacionalizar a formação geral, alargar o número de voluntários no CFV, integrar mais SVE´s na sede e investir naquilo que poderá ser o desafio de se pensar numa estratégia para a Europa.São estas as grandes expectativas do CFV para o ano de 2006.

Maria João Proença


GABINETE DE APOIO AO ESTUDANTE gae@isu.pt

2006 para do GAE é o ano de viragem no que diz respeito as suas actividades. Com a conclusão do diagnóstico Repensar a Acção, ficam apontadas as linhas de orientação para a continuidade do trabalho de integração social desenvolvido junto dos estudantes lusófonos. Mais rigor nos acompanhamentos, mobilização de recursos para a resolução de uma determinada situação e envolvimento dos apoiados no processo de resolução de algumas dificuldades. Espera-se a criação, em 2006, de uma equipa de voluntários que possa apoiar na operacionalização das acções efectuadas com diferentes saberes e opiniões. Acima de tudo o que se espera para 2006 é a consolidação do trabalho já efectuado e adaptar-se com firmeza às novas realidades sociais vividas pelos estudantes lusófonos em Portugal.


Carlos Costa

GABINETE DE COMUNICAÇÃO comunicacao@isu.pt

Espero contar com a colaboração de todos para me ajudarem a construir a imagem do ISU com um um bocadinho de cada um.
O boletim pretende ser um espaço de partilha de um ISU cada vez maior, com cada vez mais projectos e pessoas que pensam e realizam tantas coisas!
Obrigada a todos por terem colaborado na realização deste boletim.
Clara Lobo
AGENDA
CFV
> Formação Geral (Fev/Mar e Maio/Junho)
> Formação em Gestão (Março e Maio)
> Acções de Formação Externa (Carcavelos, Montemor-o-Novo
e Santarém)

Sem comentários: