30 abril 2007

Formação do Grupo JOIA do Núcleo Alta de Lisboa


No sentido da promoção da capacitação de grupos informais da população da Alta de Lisboa e seus líderes locais, o Núcleo Alta de Lisboa do ISU dinamiza desde Setembro actividades com o Grupo JOIA. Trata-se de um grupo de jovens que procura representar e desenvolver acções na e para a sua comunidade.

O Centro de Formação para o Voluntariado do ISU (Sede) iniciou em Março uma Formação para o grupo JOIA. Com a formação pretende-se criar um espaço de partilha e discussão entre estes jovens que permita, entre outras coisas, o seu desenvolvimento pessoal, fomentar o seu espírito crítico, desenvolver competências pessoais, sociais e de liderança, consolidar competências e “abrir horizontes”.

A Formação tem também o objectivo de promover competências de planificação e execução de actividades e criar a motivação para um maior envolvimento na construção de uma comunidade mais positiva.

Os voluntários do Centro que realizam a formação são a Rita, o Paulo, a Daniela Pires, a Daniela Toscano e a Maria João, responsável pelo Centro, assim como o Mile, a Tanja e o Vukasin, os novos voluntários da Sérvia que vão estar com o ISU até Dezembro.

A Formação vai decorrer até Julho, num total de 33 horas (divididas em 11 sessões) e inclui temas como: Relacionamento interpessoal, Cidadania, “Eu e o mundo”, Instrumentos de Planeamento e Elaboração de Projecto.

Aqui ficam alguns momentos de uma das sessões:








Fotos de Mille

Sem comentários: