20 junho 2007

Desafios à implementação do Centro Novas Oportunidades na Alta de Lisboa


O Núcleo do ISU da Alta de Lisboa realizou no passado dia 5 de Junho um Workshop intitulado “Centro Novas Oportunidades” – Desafios à sua implementação na Alta de Lisboa.

O debate realizado salientou a importância do Centro Novas Oportunidades como uma resposta
que contribui para o aumento de habilitações literárias e competências para a empregabilidade, sendo uma forma de contrariar o abandono e insucesso escolar que se verifica entre a população.

O Workshop teve como organizações intervenientes:
- o Gabinete Novas Oportunidades (DREL)
- a empresa Espaço e Desenvolvimento com um estudo sobre o impacto de um CRVCC (Centro de Reconhecimento Validação e Certificação de Competências)
com seis anos de actividade na população de Ferreira do Alentejo
- o CRVCC do CENFIC
- o ISU, com a caracterização socioprofissional da população da Alta de Lisboa

A iniciativa contou também com a participação de várias instituições com intervenção no território, nomeadamente a Fundação Aga-Khan, a Gebalis, a Junta de Freguesia da Charneca, e a Escola D. José I (SPO).

Um dos principais impactos destes Centros, verificados no estudo apresentado, é o aumento da auto-estima e confiança das pessoas para procurarem aumentar o seu grau escolar, melhorar as suas competências e procurar outras respostas profissionais.

De uma forma geral os participantes manifestaram a sua concordância com uma resposta dentro da iniciativa Novas Oportunidades na Alta de Lisboa.

Sem comentários: