21 agosto 2007

O líder de Juventude enquanto mentor, facilitador e mediador

"O líder de Juventude enquanto mentor, facilitador e mediador no quadro de políticas locais e regionais de juventude", foi o tema de uma acção de formação que decorreu em Santiago de Compostela, Espanha, de 12 a 18 de Julho.
O objectivo desta acçao foi criar possibilidades que levem ao desenvolvimento da participação de novos grupos de jovens nos projectos em prol da juventude nos seus países.

Juntamente com cerca de 20 jovens, Dynka Amorim, um jovem Santomense que dinamiza a revista juvenil Bué Fixe, participou nesta iniciativa por intermédio do Gabinete de Apoio ao Estudante do ISU, e diz que esta experiência foi muito enriquecedora: “permitiu trabalhar na elaboração de programas de acção, relatórios e avaliação de projectos, a utilização de exercícios de casos reais e troca de experiências interculturais. E também houve lugar para actividades lúdicas, tais como visitas guiadas a diferentes monumentos espanhóis”, conta com satisfação.


Portugal, Espanha, El Salvador e Costa Rica juntos
Esta iniciativa foi organizada pela Associação Recreativa, Cultural e Social de Silverinhos do Concelho de Gondomar, Portugal, em parceria com outras três congéneres latinas, respectivamente a Asociación Xuvenil Vrenza, de Espanha, Jóvenes Trajando en Obras Solidárias, de El Salvador e Asociación Cultural Companhia Folclórica Curubandá, da Costa Rica, e contou com financiamento da Comissão Europeia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Legal demais a iniciativa!!! Sou de Costa Rica, estou no Brasil e aqui já conheci muitos Santomenses!! então fico super feliz de ver a troca de culturas acontecendo em espaços assim!!! o que precissa de uma "Tica" é só dar um toque. PD (O nome da Asociación é Curubandé!!! Cuidado!!!!)
Laura.