02 outubro 2007

Associativismo na Diáspora - pontes para o Futuro

O Gabinete de Apoio ao Estudante do ISU foi convidado pelo CIDAC para participar na realização de uma sessão de formação sobre "Associativismo na Diáspora - pontes para o Futuro", durante o III Fórum de Estudantes Guineenses em Portugal, que teve lugar em Braga, nos dias 28, 29 e 30 de Setembro. Esta acção de formação foi realizada por Maria João Carreiro, do CIDAC, e por Rita Leote, do ISU, no dia 30, na Universidade do Minho, tendo participado 27 dirigentes de associações de estudantes e de migrantes guineenses em Portugal.
A sessão tinha como principal objectivo a identificação de
complementaridades entre as potencialidades e intervenções das Associações de Migrantes e Associações de Estudantes guineenses, no sentido de incentivar uma reflexão sobre futuras parcerias estratégicas entre si para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. A formação desenvolveu-se com recurso a metodologias participativas, com a apresentação, por grupos de trabalho, de três intervenções empreendidas pelas associações presentes, tendo-se realizado posteriormente um debate no qual os participantes identificaram algumas pontes estratégicas a estabelecer entre as suas instituições e levantaram algumas questões sobre as potencialidades de participação dos estudantes no desenvolvimento do seu país.
No final foi feita uma breve abordagem, pelo CIDAC, da relação entre migrações e desenvolvimento, tendo-se dado destaque ao potencial que as associações de migrantes têm no seu país de origem.

Sem comentários: