23 outubro 2007

Evento Europeu da Juventude



Já passou algum tempo, mas mais vale tarde do que nunca...
No âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, foi realizado em Lisboa de 15 e 17 de Setembro o "Evento Europeu da Juventude", que reuniu cerca de 100 líderes juvenis de toda a Europa para discutir a política europeia da juventude. Neste evento o tema central foi o Voluntariado, já que o Conselho de Ministros Europeus está prestes a assinar uma resolução sobre esta temática que determinará a política europeia de juventude na área do Voluntariado.
A organização deste Evento esteve a cargo de uma parceria entre o IPJ, o Fórum Europeu da Juventude (YFJ) e o Conselho Nacional da Juventude de Portugal (CNJ). A preparação e animação dos grupos de discussão foram promovidas por formadores do YFJ e do CNJ e foi aqui que eu apareci, já que pertenço à Bolsa de Formadores em Educação Não Formal do CNJ em representação do ISU. Sendo o tema central – o Voluntariado – um tema tão central no ISU nem pensei muito para me candidatar para animar um grupo de discussão. Fui seleccionado e trabalhei com uma formadora alemã do YFJ (Astrid Weber) no grupo de discussão específica sobre princípios do Voluntariado a nível europeu (grupo na foto). Foi uma experiência muito enriquecedora para mim e, a julgar pelas avaliações, para os participantes também. Senti também que a nossa experiência e o nosso trabalho no ISU é realmente relevante a nível europeu e temos muito que partilhar com os outros. Este foi mais um contributo...
Os resultados do nosso trabalho, assim como dos outros grupos de discussão, foram reunidos num documento final que foi apresentado aos secretários de estado da juventude dos estados membros que estiveram presentes na sessão final. Este documento pode ser consultar neste link:
http://www.cnj.pt/areas_trabalho/pdf_relacoes/rc32.pdf

Filipe Martins (ISU Gaia)

Sem comentários: