18 dezembro 2007

Serviço Voluntário Europeu: uma marca super positiva na nossa vida


Formação Pré-partida SVE

O ISU em Parceria com a Agência Nacional para o PROGRAMA JUVENTUDE EM ACÇÃO (AN) desenvolveu mais uma Formação Nacional Pré-Partida para o Serviço de Voluntariado Europeu (SVE).


A Acção ocorreu entre 15 e 17 de Dezembro na bonita localidade de Chãos, Rio Maior em plena Serra D'Aire e Candeeiros, distrito de Santarém.

13 Voluntári@s com os seus projectos aprovados pela AN e com a data de partida a aproximar-se a passos largos, compareceram na formação com uma vontade enorme de se prepararem da melhor forma possível para esta Aventura além fronteiras onde irão estar a colaborar em organizações que desenvolvem as mais variadas actividades dentro das mais diversas áreas, sendo também um Programa que promove e fomenta o contacto intercultural, a experiênciação não-formal, a aquisição de novas competências pessoais, sociais e profissionais, o que torna tudo isto uma experiência única para quem decide desenvolver um projecto SVE.

Entre muitas expectativas e alguns receios a formação foi muito bem conduzida pelo grupo de formadores do ISU e o contributo fantástico e interessado do grupo de voluntári@s que mostrou desde o inicio que não queria sair da Acção de formação com questões por esclarecer, o que tornou os 3 dias de formação bastante intensivos, onde se criou um grupo coeso e
forte e preparado para "retirar" do SVE o máximo que este lhe pode oferecer.

A formação é planeada na perspectiva de envolver os voluntári@s com os seus projectos, trabalhar um pouco o afastamento de Casa e a integração numa cultura diferente num primeiro momento e em organizações com metodologias e técnicas bastante diferenciadas num segundo e não menos importante momento.

Desde 2001 que o ISU em parceira com a AN tem colaborado de uma forma rigorosa e assertiva na formação de Voluntári@s SVE na perspectiva de preparar e informar da melhor forma possível estes jovens que congratulamos pela difícil decisão que tomaram de desenvolvem um projecto Europeu com a responsabilidade e dinâmica que possui, damos a maior força e desejamos que usufruam ao MAXIMO desta experiência que com toda a certeza irá tornar todos eles, como o fez para ex-SVE´s, pessoas mais bem preparadas, com uma ideia mais esclarecida da dimensão Europeia e realidade em que vivemos todos, valorizando a Cidadania Activa e participação dos Jovens numa sociedade que se pretende sempre mais justa, sendo paralelamente uma "ferramenta" perfeita para o conhecimento e adaptação a uma nova cultura e tudo o que isso implica em termos de crescimento pessoal e profissional.

Terminaríamos com algumas imagens do que aconteceu em pleno Parque Natural da Serra D'aire e Candeeiros nas magnificas Instalações e a simpatia de "Terra Chá", desejando á Alison, á Inês, á Jael e ao Jorge, á Lilia, ao Luís, á Márcia, á Mariana e á Maria, á Marlene, á Marta, ao Nuno e ao Rui toda a Sorte do Mundo e que esta experiência seja uma MARCA SUPER POSITIVA;) na vossa vida.

Um Grande Abraço
P'Lo ISU

Dani e Patricia


3 comentários:

DaNi disse...

humm... Aquela SeRRa D'AirE;))) Abraço para todos!!!

Anónimo disse...

Deste já gostaria de agradecer esta formação à ISU, em particular à Patricia e ao Daniel, que foram sem dúvida a nossa bengala nestes 3 dias mágnificos. Fomos deixados no meio do nada (apenas com cama e comida), mas que foram sem dúvidas os 3 dias preenchidos, desde que conheci o programa do SVE!!

Conseguiram transmitir o verdadeiro sentido do SVE, que talvés muitos de nós não tinhamos consciÊncia antes de chegar a chãos.
Eu particularmente, sinto-me agora muito mais preparada para "embarcar neste barco, rumo ao Andriático onde o meu cais será Montenegro - Bar", espero trazer de lá a mesma força e convicção que voces trouceram do vosso SVE.

Obrigado por tudo
Bjs grandes para o Daniel e para a Patricia...
Para os outros voluntarios, vamos mergulhar no desconhecido, mas temos sempre o nosso melhor amigo na comunicação... internet ah?!
Bjs para todos

faroladventure06 disse...

Estes forma sem dúvida os primeiros momentos fantasticos, em plena Serra D'Aire, que marcaram o inicio dos nossos promissores Projectos!

Força Pessoal!!!! :)


Beijinhos pa Todos!!!

Lília