29 fevereiro 2012

Primeira Formação Pré-Partida SVE


O grupo de voluntários e as formadoras


Exercício individual das expetativas sobre o projeto SVE


Reflexão em grupo



No princípio de cada ano, desde 2002, o ISU começa a desenvolver as Formações Pré-Partida do SVE (Serviço de Voluntariado Europeu), em articulação com a Agência Nacional para o Programa Juventude em Ação em Portugal.

As Formações Pré-Partida fazem parte do ciclo de formação dos voluntários que participam em projetos SVE e constitui um momento importante de reflexão sobre a estrutura e funcionamento do SVE, permitindo igualmente o esclarecimento das dúvidas e questões dos voluntários sobre o processo do seu projeto. Além disso são uma boa oportunidade para os voluntários que partem em breve se conhecerem e partilharem experiências e ideias.

A Formação realizou-se na Pousada de Almada, ao abrigo de uma vista fabulosa para o Tejo, no sábado de sol 25 de Fevereiro. O grupo de formandos foi disponível e recetivo aos exercícios propostos, apresentando os seus projectos e países onde irão ficar por algum tempo. Falámos sobre as suas expetativas em relação a esta nova etapa, sobre a organização que os irá acolher, as atividades que irão realizar e, sobretudo, sobre o desafio que se adivinha no horizonte. É com alegria e alguma ansiedade que todos esperam pela hora de partida.

Ao fim do dia, depois da boa partilha, o nosso sorriso desejava:
bom projeto SVE voluntários!

27 fevereiro 2012

Hoje é o dia!





Às 19h30 iremos dar início ao 30º Curso de Formação Geral para o Voluntariado!

Após as inscrições, os preparativos na sala de formação e a organização da equipa pedagógica está tudo a postos para a primeira sessão e para o caminho que se desenhará ao longo de 10 sessões.

A Formação Geral para o Voluntariado desenvolve-se no ISU desde 1999 e as razões que estiveram na sua implementação ainda se mantêm na sua essência. Continua a ser extremamente importante a reflexão sobre o Voluntariado, a participação e a construção social a partir das ideias e experiências de cada um.

Assim, num espaço renovado, a expetativa em começar é muita. Motivados e com vontade em potenciar momentos ricos de partilha de ideias e conhecimentos aguardamos os futuros formandos.

No ISU o Voluntariado aprende-se!

08 fevereiro 2012

30º Curso de Formação Geral para o Voluntariado





2012 será um ano especial para o ISU e para o Centro de Formação para o Voluntariado!

Chegaremos ao 30º Curso de Formação Geral para o Voluntariado!

A data deixa-nos um sorriso no rosto ao se recordarem momentos, entre debates calorosos e dinâmicas intensas, e o quanto esta Formação deu a formandos, formadores e ao ISU. Sob a batuta do Voluntariado foi sendo concretizado um espaço de participação privilegiado, onde cada um partilha as suas ideias, se descobre e se aproxima do outro.

Com um conjunto de temáticas diversificadas - solidariedade, desigualdades, desenvolvimento, exclusão social, entre outras - a Formação constrói-se sessão a sessão, passo a passo, em cada pessoa e no grupo que a compõe.

Pensando no caminho que temos vindo a realizar e na actual paisagem social, a importância que este Curso assume e o sentido que ele procura trazer às dúvidas e incertezas de quem nos procura define a sua natural continuidade.

Muitos são os desafios que se desenham no horizonte! :)

Assim, de janelas abertas ao mundo, esperamos que este Curso seja mais um grande momento no ISU e para todos os que o partilharem connosco.

02 fevereiro 2012

VII Encontro de Núcleos do ISU




Sesimbra despertou entre o sol e o mar convidando assim ao início de mais um Encontro de Núcleos do ISU. Este momento de partilha entre as várias áreas e Núcleos do ISU já conta com 7 edições e este ano realizou-se nos dias 28 e 29 de Janeiro, estando a Sede responsável pela sua organização.

Contámos com a presença da área da Alta de Lisboa e dos Núcleos de Faro, Porto e Viseu, que em conjunto, realizaram um balanço, e reflexão, sobre o trabalho desenvolvido pelo ISU nas suas diferentes áreas - cooperação, formação e inclusão social.

Além da ordem de trabalhos intrínseca ao Encontro, este é uma oportunidade especial para fortalecer os laços entre as pessoas que são ISU, neste caso técnicos e voluntários, fomentando a proximidade entre os diferentes contextos e vivências.

A complementaridade é um dos objetivos do Encontro de Núcleos, pois revêm-se metodologias de intervenção e possíveis ações a desenvolver entre várias estruturas do ISU, numa lógica de colaboração, partilha de recursos e informações numa construção que é de todos e para todos.

O novo Núcleo do Porto, esteve representado pela Joana e a Teresa, e é herdeiro do trabalho realizado pelo ISU Gaia. O Núcleo de Viseu apresentou-se com novas caras, cheias de energia e sonhos, sendo a sua expressão a Tatiana, a Natacha e o Anthony.

A todos os que estiveram presentes muito obrigada!