16 março 2012

Voluntariado no espaço "Alta de Lisboa"



O ISU Alta desenvolve Projectos de intervenção social nos territórios da Alta de Lisboa e Loures, nomeadamente nas Freguesias de Apelação, Camarate e Unhos.

Desde 2009 que a Alta de Lisboa desenvolve o Projecto Emprega o Futuro e tem contado com a participação voluntária de vários jovens da comunidade nas mais diversas actividades. Desde acções de angariações de fundo, à dinamização de actividades com crianças e jovens até ao apoio no próprio projecto. Muitos destes jovens integram, também, movimentos juvenis informais com um impacto importante no território.

Em 2011 surgiu a oportunidade de uma parceria com o Projecto Transformers, numa perspectiva de mentoria. Neste momento temos duas voluntárias/mentoras que, semanalmente, desenvolvem um atelier de fotografia com os jovens. Estes têm fotografado, a pedido das instituições, vários eventos, sendo desta forma eles próprios voluntários na sua comunidade. Recentemente, juntaram-se a nós mais 4 voluntários. Um dinamiza aulas de música, onde os jovens podem aprender vários instrumentos musicais, sendo que o que tem mais sucesso é a viola. Neste mês de Março vamos iniciar o Atelier de Teatro dinamizado por duas estudantes do Mestrado de Teatro e Representação e aulas de Hip Hop na escola EB 2,3 do Alto do Lumiar dinamizadas por um jovem do projecto. É também nesta escola que está em aberto o nosso novo próximo desafio: criar uma bolsa de voluntários para o Apoio ao Estudo aos alunos desta escola. Assim, deixamos aqui o convite, a quem queira dar uma mãozinha nesta iniciativa! Teremos todo o prazer em recebê-los!

Já no Território de Loures, destaca-se o Explicarte. Este é um projecto que decorre no Agrupamento de Escolas da Apelação e foi implementado pelo ISU em Parceria com o Projecto “Projectar Lideranças”. O Explicarte apoia alunos do 1º ao 3º ciclo, e conta este ano com um grupo de cerca de 20 voluntários que asseguram o funcionamento do Apoio ao Estudo de 2ª a 6ª feira. Na Escola Mário Sá Carneiro temos neste momento duas voluntárias através da parceria com o Projecto Transformers, á semelhança do que acontece na Alta de Lisboa, a desenvolver semanalmente aulas de Hip Hop com os jovens da escola.

É caso para dizer: o voluntariado está em Alta! ; )


Sem comentários: