21 maio 2007

ISU nos Açores


O ISU realizou uma acção de formação na área de Gestão de Projectos de Intervenção Social, que decorreu entre os dias 7 e 11 de Maio em Ponta Delgada (S. Miguel, Açores).
A Formação foi solicitada pela CRESAÇOR, uma Cooperativa de Solidariedade Social cuja missão é a Promoção do Movimento de Economia Solidária nos Açores, aliando as dimensões do desenvolvimento local, da formação profissional, pessoal e social e da produção e comercialização.


A Formação foi dirigida a 12 técnicos das diferentes organizações associadas e da própria CRESAÇOR, e tinha como principal objectivo o desenvolvimento de competências relacionadas com a gestão de projectos na área social, área que constitui sempre um enorme desafio às nossas competências pessoais e profissionais, independentemente da nossa experiência.
Foi uma semana de trabalho intensa mas muito gratificante, quer para as formadoras (Bárbara e Maria João) quer para os formandos, cuja avaliação foi bastante positiva. Achamos que para além de termos cumprido os objectivos a que nos tínhamos proposto, aprendemos muito sobre a experiência da CRESAÇOR na área da Economia Social e Solidária.


Algumas Instituições Associadas da CRESAÇOR e que participaram nesta Formação são: Alternativa, Associação Aurora Social, Associação Garça Tainha, Associação de Juventude da Candelária, Associação Norte Crescente, Associação Sol Nascente, Casa de Saúde de São Miguel, Centro Sócio-Cultural de Atalhada, Cooperativa Celeiro da Terra, Cooperativa Eco. Sol Pescadores da Ribeira Quente, Cooperativa Kairós, Cooperativa Nossa Senhora da Paz, Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, Santa Casa da Misericórdia Praia da Vitória, Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, CRL, Grupo Social de Santo Agostinho.

1 comentário:

CERBERUS disse...

oi isu..fiquei bastante contente por saber que também a minha terra já teve a oportunidade de partilhar o vosso conhecimento. Também fui formanda do isu no meu SVE para a Grécia e posso dizer que foi essencial para a minha preparaçao. Estou na holanda a fazer erasmus, e apoís a minha experiencia como voluntaria decidi fazer um trabalho acerca do fenomeno da "re-entry shock" a ultima fase da minha aventura por terras grega por assim dizer. Abrir o envelope com a carta que escrevi a mim próprio sobre a minhas ambiçoes a imaginar o regresso e realmente, muito mudou em mim, isso fez reflectir e querer ir mais além. Gostaria de solicitar a vossa ajuda, no que respeita ao fornecimento de informação sobre este fenomeno que é o choque da chegada, e a comparaçao de culturas, se possivel alguns testemunhos( se viavel ate 26 deste mesmo) ficaria muito grata.Abraço, Daniela Jerónimo(Vertigem ex-voluntaria)
danycerberus@gmail.com