07 agosto 2007

O ISU-Viana orgulha-se de apresentar o seu programa de voluntariado para a cooperação para o Verão de 2007

Neste momento já pisaram o terreno Angolano de Malanje três dos nossos voluntários. A Catarina, a Gisela e o Rui (Coimbra e Braga muito bem representadas) vão estar a trabalhar no Centro de Recursos "Educ@r Sem Fronteiras, recentemente criado na cidade de Malanje. Este grupo tentará dar o seu contributo na dinâmica desta estrutura proporcionado aos seus utentes a possibilidade de realizarem Oficinas de Informática, Expressão dramática, Direitos Humanos, Produção Jornalistica. Para além disso, pela formação em Direito da Catarina e do Rui, irão colaborar com a ADRA (Acção para ao Desenvolvimento Rural e Ambiente), parceiro local, na tentativa de semear as noções de democracia e participação civica, fundamentais para o processo eleitoral há tanto prometido. A Gisela, pela sua experiência enquanto jornalista na RUM (Rádio Universitária do Minho) dará o seu contributo na imagem do Centro e as formas de divulgação das suas actividades.
Na sexta-feira passada, às seis da manhã, começou o desafio Guiné Bissau. Embarcaram no Porto, a Ana, a Carina, a Cátia, a Eugénia e o Hugo.Este grupo vai passar pelas terras do Boé...onde um dia se declarou a independência da Guiné-Bissau quando em Portugal ainda se pensava em como chegar à Revolução dos Cravos. Nesta terra que tem tanto de isolamento como de encantamento, o grupo trabalhará na formação de professores (direitos humanos, matemática, língua portuguesa e educação fisica) e matronas (enfermagem e direitos humanos). O grupo leva na bagagem ainda o desejo de fortalecer a Rádio Colinas de Boé como veiculo de desenvolvimento local, especialmente nas áreas de educação para os direitos humanos e educação para a saúde. Reserva-se ainda um espaço no projecto NDM para a animação juvenil nas áreas do Desporto, Direitos Humanos e Expressão dramática. Isto sempre com o apoio da DIVUTEC (Associação Guineense para a Divulgação das Tecnologias apropriadas) e da Faabade de Boé (associação local). Com esta carga de trabalhos, três semanas se passarão até que o grupo chegue a Gabú para a segunda fase do seu trabalho no Centro Multifuncional da cidade. Nesta estrutura funciona o Centro de Recursos Educ@r Sem Fronteiras, a partir do qual o grupo implementará várias actividades desde Oficinas de Expressão plástica e dramática, produção de materiais didáctico pedagógicos e formação de monitores desportivos. Em simultâneo decorrerão sessões de formação de Professores nas mesmas áreas abordadas em Béli.
Voando para Angola, esteve a Ana e a Andreia, no domingo passado. Á espera destas recém licenciadas educadoras de infância estão dois grupos de formação (educadoras e monitoras do pré-escolar) nas províncias da Huíla e depois do Huambo. Neste desafio da CCF (Christian Children's Fund) as voluntárias terão oportunidade de estabelecer um paralelismo entre uma formação teórico-prática sobre conteúdos fundamentais a esta área de intervenção e a observação das dinâmicas implementadas nos EAC's (Espaços Amigos da Criança).
Não posso terminar sem uma palavra de reconhecimento a estes e todos os voluntários que numa solidariedade de grupo sem igual colaboraram para que neste momento estas três iniciativas sejam financeiramente sustentáveis!
Quanto a nós, por agora é tudo! Tentaremos manter todos os amantes destes projectos a par da evolução do saber ser, saber estar e saber fazer dos nossos voluntários!


ISU-Viana
O grupo de voluntários durante a Formação Específica para integrarem os projectos de Voluntariado para a Cooperação

Sem comentários: