02 julho 2008

Serviço de Voluntariado Europeu: “…uma excelente oportunidade de aprender sobre outras culturas e desenvolver as nossas capacidades…”

Formação Pré-Partida SVE


O ISU em Parceria com a Agência Nacional para o PROGRAMA JUVENTUDE EM ACÇÃO (AN) desenvolveu mais uma Formação Nacional Pré-Partida para o Serviço de Voluntariado Europeu (SVE).

A Acção decorreu entre 15 e 17 de Dezembro na simpática localidade de Chãos, no concelho de Rio Maior em plena Serra D'Aire e Candeeiros.

10 Voluntári@s com os seus projectos aprovados pela AN e com a data de partida a aproximar-se a passos largos, compareceram na formação com o objectivo de se prepararem da melhor forma para esta a aventura que é o SVE.

Estes jovens irão partir para a Bulgária, Itália, República Checa, Itália, França e Bélgica para colaborar com Organizações nas áreas do trabalho social, ambiente, eventos culturais,… Os seus projectos enquadram-se naquilo que o Programa Juventude em Acção preconiza como objectivos principais: o contacto intercultural, a experiência não-formal, a aquisição de novas competências pessoais, sociais e profissionais, objectivos estes que têm em vista proporcionar uma experiência única para quem decide desenvolver um projecto SVE.


Entre muitas expectativas e alguns receios a formação decorreu muito bem. Para tal contribuiu o grupo de formadoras do ISU que da melhor maneira se prepararam para esta acção e o interesse do grupo de voluntári@s, que demonstrou desde o início que não queria sair da acção de formação com questões por esclarecer.

Tivemos assim, 3 dias de formação bastante intensos quer em termos de conteúdos, quer em termos de sentimentos, onde se criou um grupo coeso, forte e preparado para "retirar" do SVE o máximo que este lhes pode oferecer.

Apresentamos em baixo algumas imagens do que aconteceu este fim-de-semana em Chãos nas magníficas instalações "Terra Chã", onde somos sempre recebidos com muita simpatia, desejando à Isabel, à Di, à Joana, ao Bruno, à Elisabete, ao Fernando, à Patrícia, à Inês, ao Sérgio e à Teresa a maior Sorte do Mundo e que esta experiência seja uma MARCA SUPER POSITIVA ;) na vossa vida.


Um Grande Beijinho e Abraço,

P'lo ISU

Patrícia e Clara






1 comentário:

Anónimo disse...

Encontrei este site com alguns programas de voluntariado, e outras informações actualizadas, disponíveis aos portugueses. Acho que podia ser interessante.