02 fevereiro 2009

Oficina de Voluntariado em Cabo Verde




Nós, Filipe Martins e Filipa Ferreira, somos voluntarios do ISU, núcleo de Gaia, e estamos actualmente a viver e a trabalhar na cidade do Mindelo, em Cabo Verde. Temos trabalhado de perto com jovens e associações juvenis locais e percebemos, por uma lado a importância e a força que o voluntaraido tem vindo a ganhar por aqui. Mas por outro lado, também temos visto que este crescimento é muitas vezes irreflectido e desorganizado. Por isso, mediante a nossa disponibilidade, propusemo-nos a contribuir com aquilo que o ISU melhor pode e sabe dar nesta área: formação. Assim, nos dias 30 e 31 de Janeiro, realizamos uma Oficina de Formação para o Voluntariado  em parceria com a Liga das Associações Juvenis e com o Centro da Juventude de São Vicente. Tivemos 19 participantes líderes de vários grupos ou associações juvenis e comunitárias da ilha. A oficina teve a duração de 10h e abordámos os temas que nos pareceram centrais para iniciar/sensibilizar para um trabalho de voluntariado mais consciente e organizado (exclusão social e cidadania, conceito de voluntariado, atitude do voluntário, motivações para o voluntariado e organização de um plano de voluntaraido). 
Toda a oficina decorreu num ambiente de grande interesse e motivação, assim como de grande abertura, participação e alegria. No final as avaliações foram extremamente positivas e percebemos que tinham sido momentos de aprendizagens importantes para os participantes. Ficou o desejo de começar a trabalhar para um voluntaraido mais forte e eficaz, mas também ficou o pedido de mais formação e apoio por parte do ISU. 
Veremos com conseguimos dar resposta a estes pedidos... Mas por agora fica o prazer termos dado um bom contributo.
Filipe e Filipa

11 comentários:

Francisco Melo disse...

Ola!
eu sou o Francisco Melo.
ha ja alguns tempos que ando a pesquisar na internet sites e organizações para que possa exercer voluntariado em terras d'africa.
achei super interessante aquilo que parece ser apenas uma pequena introdução ao vosso grande trabalho! é um dos meus sonhos poder praticar voluntariado por ai e por isso vos peço encarecedamente se me podem enviar um e-mail explicando-me o que tenho que fazer a nivel de formação e de planeamento de viagens para poder concretizar o meu sonho de exercer voluntariado em Africa!
se for possivel gostaria que me respondessem para o e-mail:

francisco.cpt.melo@gmail.com

Agradeço resposta em breve!
cumprimentos.

Anónimo disse...

Oi! Sou a Miriam.Eu, como Francisco tambem ando a procura de projetos na Africa, mas em todos os projetos posiveis, tenho que pagar uma propina o algo assim para poder ser voluntaria. voces sabem alguma coisa para facer projetos em Cavo Verde o resto da Africa com algums gastos pagos? Obrigada. nashau@gmail.com

[carina guilherme] disse...

Há anos que ando à procura de um caminho que me guie para Cabo Verde, para fazer voluntariado. Mandei email's para diversas organizações mas até hoje não recebi nada.

Será que vocês podem-me ajudar nesta procura insaciável?!

Atentamente,

Carina Guilherme

Anónimo disse...

Olá! Gostava de fazer voluntariado em Cabo Verde, mas até agora ainda não consegui obter muita informação a cerca de todo o processo que envolve o voluntariado.

Ficaria grata se me podessem dar a informaçao necessaria.

O meu email: martuxa185@hotmail.com

Sami Tarik Soares Martins disse...

Primeiro, parabéns pela grande iniciativa.

Segundo, preciso saber como faço para através desse trabalho viabilizar uma oficina de percussão?
Sou músico e faço licenciatura em música pela universidade federal do Rio Grande do norte do Brasil.
Estou planejando ir á cabo verde no dia 10 de agosto, pois tenho que participar do aniversário da minha filha na ilha do "sal" .
Se planejado com antecedencia tenho como levar uma parte do material e dar essa oficina.
Ela aborda "ritmo e sociedade" .

Espero resposta para me programar.
Preciso saber como voçes podem auxíliar para que isso aconteça.

Grato pela atenção.

Anónimo disse...

Gastagus.org

Anónimo disse...

Boa noite. como todas estas pessoas que comentaram o blog, também ando interessada em participar numa iniciativa como estas já há muito tempo. gostaria de saber o que tenho de fazer, a quem tenho de me dirigir para assim poder dar o meu contributo. E se for possível darem me mais promenores deste voluntariado.
Cumprimentos Diana
e-mail: ipimorpha@hotmail.com

Vanessa Silva disse...

Olá Bom dia
Como o Francisco Melo disse, eu também gostava de obter informações sobre o trabalho voluntário em Cabo Verde.

Com os melhores cumprimentos

Vanessa Silva
vanexa.xilva@gmail.com

Anónimo disse...

Ola
Assim como as outras pessoas que acima se exprimiram, também e ando numa procura intensiva de associações para fazer uma missao de voluntariado em africa. Ja se pasaram mais de 2 meses e está complicado encontrar com quem fazer essa missao. Gostaria que me ajudassem e me dessem mais informações sobre o vosso voluntariado, assim como as condições do mesmo.
Aguardo impaciente a vossa resposa o mais brevemente possivel
Obrigada
Raquel Ribeiro
(rfm111@hotmail.com)

Anónimo disse...

Olá o meu nome é Marco Paulo.

Há já algum tempo que faço pesquisas na internet, sites e organizações para que possa exercer voluntariado em terras de Africa.
achei super interessante aquilo que parece ser apenas uma pequena introdução ao vosso grande trabalho! Poder praticar voluntariado seria explendido e por isso vos peço encarecedamente se me podem enviar um e-mail explicando-me o que tenho que fazer a nivel de formação e de planeamento de viagens para poder concretizar o meu sonho, exercer voluntariado em Africa!
se possivel gostaria que me respondessem para o e-mail:
marcomendes6@hotmail.com

Muito obrigado

Unknown disse...

Ola sou o Fernando e tal como todas outras pessoas tambem eu tenho tentado increver para voluntariado em cabo verde e ate agora nada...alguem que mae informasse como posso faze lo. fvirgiliorf1976@gmail,com