30 maio 2007

MÁXIMA DIVERSÃO, PURA CONTRIBUIÇÃO!!!


Olá a todos!
Como muito de vocês já sabem, aqui no ISU Viana estamos a preparar os nossos projectos de voluntariado para a cooperação: Nô Djunta Mon 2007.
Para que seja possível realizarmos os mesmos, todo o orçamento deve ser angariado pelos voluntários. Aqui está uma proposta imperdivel: MÁXIMA DIVERSÃO, PURA CONTRIBUIÇÃO!!!

As festas só fazem sentido com os amigos e para que a nossa festa esteja completa a tua companhia é fundamental!
Já amanhã, quinta-feira, a partir das 21:30, Café Del rio, FESTA da LUSOFONIA.

Não esqueças, a tua presença é fundamental para nós!!! E fala com os teus amigos...todos serão muito bem vindos e a diversão é sem dúvida uma promessa!

Um abraço,
Andreia Soares
ISU - Núcleo de Viana do Castelo
Av. Capitão Gaspar de Castro4901-908 Viana do Castelo
Telf. 258 806 206

25 maio 2007

Comemorações do Dia da Libertação de África


O Dia de África é assinalado hoje em Portugal com várias iniciativas organizadas pelas associações de africanos residentes no país e com uma recepção do Grupo Africano de Embaixadores.
A maioria parte das iniciativas são organizadas pelas associações de imigrantes africanos, como a festa africana que o Bairro 6 de Maio, na Amadora, realiza hoje e sábado.
A Casa de Angola associa-se às comemorações com o lançamento do livro Estórias de Angola, do diplomata português Luís Mascarenhas Gaivão.
No Porto, a data é assinalado com um jantar que contará com a presença de Rui Flores, assessor político das Nações Unidas, e actualmente a exercer funções no Gabinete Integrado das Nações Unidas na Serra Leoa (UNIOSIL, sigla em inglês).
A nível oficial, o Grupo Africano de Embaixadores em Portugal realiza hoje, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, uma recepção e na segunda-feira uma conferência sobre a temática euro-africana, que contará com a presença do antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan e do ex-Presidente português Jorge Sampaio.
Em Portugal vivem cerca de 160 mil africanos, a maioria proveniente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, os cabo-verdianos são a maior comunidade africana a viver no país, cerca de 68 mil, seguindo-se os angolanos (35 mil), guineenses (25 mil), são-tomenses (12 mil) e moçambicanos (6 mil).
O Dia de África assinala a criação, há 44 anos, da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje União Africana.
Trinta e dois chefes de Estado africanos reuniram-se, a 25 de Maio de 1963, em Adis Abeba, Etiópia, para protestarem contra a colonização, que durante séculos vigorou em todo o continente, e para formarem a OUA.
Dada a importância deste momento, o 25 de Maio foi instituído pela ONU, em 1972, Dia da Libertação da África.
Lusa/SOL

24 maio 2007

I Congresso Internacional da África Lusófona


I Congresso Internacional da África Lusófona
Democracia e Desenvolvimento na África Lusófona
23 e 24 de Maio
Universidade Lusófona
Entrada Livre

23 maio 2007

O choque da chegada

Oi ISU. Fiquei bastante contente por saber que também a minha terra (Açores) já teve a oportunidade de partilhar o vosso conhecimento.
Também fui formanda do ISU no meu SVE para a Grécia e posso dizer que foi essencial para a minha preparação.
Estou na Holanda a fazer Erasmus, e após a minha experiência como voluntária decidi fazer um trabalho acerca do fenómeno da "re-entry shock" a ultima fase da minha aventura por terras gregas por assim dizer. Abrir o envelope com a carta que escrevi a mim próprio sobre as minhas ambições a imaginar o regresso realmente, muito mudou em mim, isso fez reflectir e querer ir mais além. Gostaria de solicitar a vossa ajuda, no que respeita ao fornecimento de informação sobre este fenómeno que é o choque da chegada, e a comparação de culturas, se possível alguns testemunhos (se viável ate 26 deste mesmo) ficaria muito grata.

Abraço,
Daniela Jerónimo (ex-voluntáriaVertigem )
danycerberus@gmail.com

21 maio 2007

ISU nos Açores


O ISU realizou uma acção de formação na área de Gestão de Projectos de Intervenção Social, que decorreu entre os dias 7 e 11 de Maio em Ponta Delgada (S. Miguel, Açores).
A Formação foi solicitada pela CRESAÇOR, uma Cooperativa de Solidariedade Social cuja missão é a Promoção do Movimento de Economia Solidária nos Açores, aliando as dimensões do desenvolvimento local, da formação profissional, pessoal e social e da produção e comercialização.


A Formação foi dirigida a 12 técnicos das diferentes organizações associadas e da própria CRESAÇOR, e tinha como principal objectivo o desenvolvimento de competências relacionadas com a gestão de projectos na área social, área que constitui sempre um enorme desafio às nossas competências pessoais e profissionais, independentemente da nossa experiência.
Foi uma semana de trabalho intensa mas muito gratificante, quer para as formadoras (Bárbara e Maria João) quer para os formandos, cuja avaliação foi bastante positiva. Achamos que para além de termos cumprido os objectivos a que nos tínhamos proposto, aprendemos muito sobre a experiência da CRESAÇOR na área da Economia Social e Solidária.


Algumas Instituições Associadas da CRESAÇOR e que participaram nesta Formação são: Alternativa, Associação Aurora Social, Associação Garça Tainha, Associação de Juventude da Candelária, Associação Norte Crescente, Associação Sol Nascente, Casa de Saúde de São Miguel, Centro Sócio-Cultural de Atalhada, Cooperativa Celeiro da Terra, Cooperativa Eco. Sol Pescadores da Ribeira Quente, Cooperativa Kairós, Cooperativa Nossa Senhora da Paz, Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, Santa Casa da Misericórdia Praia da Vitória, Cooperativa de Artesanato de Santa Maria, CRL, Grupo Social de Santo Agostinho.

18 maio 2007

III Feira Intercultural- sábado 19 de Maio


Estão todos convidados a participar na III feira Intercultural que se vai
realizar dia 19 de Maio - Sábado, das 15 às 22h no Centro
Comunitário da Paróquia de Carcavelos
.
O programa é muito diversificado e segue em anexo. Para além disso
vai haver muita gastronomia (cachupa, moamba, etc.etc.), bancas de
artesanato, actividades para crianças, tranças africanas e muito,muito ritmo! O ISU vai lá estar!
A entrada é gratuita, portanto não podes faltar e traz a família toda!
Até lá!!!

Programa
15:00 – Início da Feira
16:00 – Abertura Oficial
16:15 – Escola de Dança da Ucrânia
16:30 – Grupo de Foclore do Centro Com. Carcavelos
17:00 – ATL Centro Com. Carcavelos (Desfile trajes tradicionais
Portugueses e dança de homenagem a Zeca Afonso)
17:30 - Balé Brasil
18:00 – Balé Mambof (Guiné)
18:30 – Grupo de Dança "Salsa Connosco"
19:00 – Grupo Foclórico "Buciok" – Centro Cultural Moldavo
19:30 – Grupo Dança "Terra Batida" (Cabo Verde)
20:00 -Grupo de dança Espaço Jovem de Trajouce – "Killerys"
(Funaná/Ragga)
20:30 – Grupo de música Patche Di Rima
21:00 - Grupo de Dança "Jamaica Dance cia. show" (Axé - Brasil)
21:30 – Grupo de Dança "Pó di Terra" (Guiné)

WORKSHOP`S
15.30 - Danças do Mundo (Pedro Pernambuco)
- Jogos tradidicionais (A.T.L. Galiza)
16.00 – Funaná
16.30 – A hora de Salari-Sarim (Conto com canções infantis)
17.30 – Palestra sobre "Amilcar Cabral"
18.00 – Reflexão sobre a realidade dos jovens Guineenses
18:30 – Hip Hop (Telmo dos BCM)


Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos
Av. do Loureiro, nº 394 2775- 599 Carcavelos
214578952 /fax- 214576768
ccpc@netcabo.pt
www.centrocomunitario.net

17 maio 2007

Formação para os Projectos Nô Djunta Mon do ISU Viana: trabalho e boa disposição

O ISU Viana iniciou no dia 18 de Abril a Formação Específica para os projectos de Voluntariado para a Cooperação Nô Djunta Mon.
A Formação vai decorrer até 30 de Maio, e conta com a participação de 16 formandos.
“O grupo é muito interessante, aplicado nas dinâmicas e com discussões muito pertinentes acerca dos conteúdos. Juntando a este ambiente de trabalho, de salientar um ambiente informal muito agradável...todos se entendem muito bem e a boa disposição, por entre o cansaço, são uma constante!”, conta a formadora Andreia Soares.
Desde 2001 que o ISU Viana realiza os projectos Nô Djunta Mon (geralmente com a duração de 2 meses) no Boé, uma zona muito isolada e carente do interior da Guiné-Bissau. Os voluntários têm desenvolvido actividades de sensibilização e formação nas áreas da saúde, educação e animação comunitária (com agentes de saúde de base, matronas, professores e jovens). Com isto os parceiros locais, as equipas de voluntários e os público-alvo realçam a “utilidade” destes projectos.
A equipa de formadores é constituida por cinco voluntárias do ISU-Viana: Andreia Soares,Diana Domingues,Eduarda Cadeco, Marina Rodrigues e Silvia Azevedo.
Aqui ficam algumas imagens da sessão de Perspectivas de Cooperação para o Desenvolvimento:


Nô Dunta Mon no Chiado

Quem passar hoje e amanhã na Estação de Matro Baixa - Chiado, em Lisboa, na saída para a Rua do Crucifixo, das 12h às 20h, vai dar de caras com a Banca do ISU!
Estamos a vender a nova colecção de cadernos, os habituais panos, top´s e túnicas em tecidos africanos, cuja venda reverte a favor dos Projectos de Voluntariado para a Cooperação, Nô Djunta Mon.
Alguns voluntários da equipa de financiamento dos projectos Nô Djunta Mon que estarão a apoiar esta actividade são a Vânia, o Pedro Bordeira, a Paulina, a Susana Rosa, a Maria do Céu e a Margarida.
Apareçam! Divulguem!


15 maio 2007

Get Lost em Berlim

Quando o ISU envia um voluntário para Berlim tem que estar preparado para tudo, principalmente se for o Pedro Dias (mais conhecido por Pêdro Miguél de Ponta Delgada). Depois de ter passado pelos projectos Nô Djunta Mon, de ter sido voluntário no Bairro e de ter feito o estágio no Gabinete de Comunicação, o Pedro foi para Berlim fazer o SVE (Serviço Voluntário Europeu) e o Capital Futuro.


O suspeito: Pedro Miguel

A última noticia que se soube, dava-o como culpado por mais uma iniciativa de sucesso que envolve o nome do ISU. Desta vez, foi a realização de um seminário - CROSSING BORDERS que reuniu em Berlim 25 participantes de diversos países (Alemanha, Espanha, Hungria, Itália, Polónia, Portugal e Republica Checa).
Os restantes suspeitos

Barricados na Reggenbogen Fabrik (um projecto que promove a integração social) e que significa Fábrica do Arco-Íris, os participantes trabalharam, durante uma semana, o tema imigração e refugiados na Europa.



Sabe-se que não agiu sozinho e para além da sua principal cúmplice – Briggitte Lawson


o Pedro Miguel contou também com o apoio do GAE, mais concretamente, da Rita Leote que se deslocou a Berlim, acompanhada por membros de outras organizações


A equipa de Portugal: Natalyia Vaskovska (da Associação Amizade, uma Associação de Imigrantes de Leste, situada em Rio Tinto, perto do Porto), Bárbara Almeida e Rita Leote (do ISU) e Nelson Fartouce (da Associação Fratia, uma Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos com sede em Setúbal)

Esta iniciativa decorreu de 15 a 21 de Abril e alguns dos temas que fizeram parte do programa foram:
- Introdução à evolução da migração internacional
- Análise das leis e convenções da migração internacional
- Relatório e discussão da situação de migração em cada país participante
- Conselhos legais e apoio em situações de irregularidade
- Apresentação do guia de boas práticas para o trabalho com refugiados e imigrantes
- Worshop de fotografia sobre contextos de ilegalidade
- Visita a Centro de detenção de imigrantes em situação irregular
Entre os estragos finais conta-se:
- Uma equipa de trabalho motivada, empenhada e bem orientada;
- Uma partilha de informações sobre as legislações nacionais e europeia relativas ao tema;
- Um guia de informações úteis para o acolhimento de cidadãos estrangeiros ;
"Get Lost em Berlim", por Bárbara Almeida

10 maio 2007

ISU na RTP Africa

Na próxima 3ª feira, dia 15 de Maio, o ISU vai aparecer na RTP Africa.
Vai ser no programa Latitudes, ás 21h15m.
Estamos lá! Atentos!

08 maio 2007

Formação Geral para o Voluntariado em Santiago do Cacém

O ISU realizou uma Formação Geral para o Voluntariado na Associação de Desenvolvimento Local do Litoral Alentejano (ADL), em Santiago do Cacém, durante 3 sábados do mês de Abril, e participantes e formadores mostraram-se contentes com os resultados alcançados.
“A Heterogeneidade do grupo deu sem dúvida um contributo bastante positivo.
As Faixas etárias dos participantes situavam-se entre os 30 e os 55 anos aproximadamente, tendo isso sido um enorme contributo em termos da experiência e contributo positivo nas discussões em plenário e em pequenos grupos”, conta um dos formadores do ISU.
Os temas abordados foram o Voluntariado, Relações Interpessoais, Assimetrias Mundiais: Em que estado anda o Mundo e Integração de Voluntários: Direitos e Deveres.
“É de realçar os sorrisos, motivação e empenho de todos os formandos ao longo da Formação que decorreu em Stº André (Santiago do Cacém), tendo sido um privilégio para o ISU desenvolver esta acção de Formação”, finaliza o formador.

Aqui ficam alguns momentos desta actividade:



07 maio 2007

Exposição ISU Viseu

Decorreu durante a semana de 19 a 23 de Março de 2007, na Escola Superior de Saúde de Viseu, uma exposição de voluntariado, onde estiveram representadas as instituições ISU e Leigos Para o Desenvolvimento.
O nosso público-alvo foram os alunos do Instituto Superior Politécnico de Viseu, professores e funcionários, e os objectivos desta acção foram a sensibilização para o voluntariado e a divulgação das instituições presentes.
No âmbito desta exposição realizou-se também uma conferência onde os presentes puderam constatar experiências e expor dúvidas.
ISU Viseu

02 maio 2007

ISU na consulta nacional para a Cimeira de Juventude África-Europa

O Gabinete de Apoio ao Estudante do ISU (GAE) vai participar na Consulta Nacional para preparação da Cimeira Europa-África, promovida pelo Conselho Nacional da Juventude, nos próximos dias 5 e 6 de Maio, que irá decorrer em Sintra.

O GAE vai ser representado por uma estudante, a Nalta Guambe, no grupo de trabalho de Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e de Emprego e Empreendorismo.

Esta consulta vai reunir várias ONGs e associações que trabalham com temas relacionados com África, quer seja através de cooperação, quer seja através de trabalho com imigrantes.

A proposta de realização da Cimeira de Juventude nasce do ânimo de jovens africanos e europeus em reforçar a cooperação juvenil euroafricana, com vista à criação de uma plataforma de diálogo e cooperação permanente entre as organizações de juventude de África e da Europa.
Esta é a mensagem dos jovens participantes no 4º Curso de Formação África-Europa, que decorreu em Julho do ano passado e do qual o Filipe Martins do ISU Gaia fez parte.