22 agosto 2007

Formação em Português para Educadoras de Infância na Guiné-Bissau

Desde 3 de Agosto, e até 7 de Setembro, o ISU está a colaborar em mais uma acção de formação da CIEE da Guiné-Bissau (Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino).
Agora é a vez de várias educadoras de infância dos Jardins da Diocese de Bissau e Bafatá terem uma acção de formação na área da Língua Portuguesa.
Esta acção está a ser desenvolvida pela voluntária Fátima Candé, guineense com formação de Língua e Literatura Portuguesa, e é enquadrada no Programa de Voluntariado para a Cooperação do ISU - Nô Djunta Mon.
Os seminários realizam-se nas regiões de Cacheu, Oio, Biombo e Bafatá e têm a duração de 1 semana cada um.

Recordar a Festa no Jamaica

Quem esteve lá disse que foi uma grande festa, cheia de gente animada, que dançou e se divertiu até às tantas.
Para os projectos Nô Djunta Mon e equipa, para os voluntários que partem este ano para África, representou mais uma actividade de angariação de fundos bem sucedida, que todo o esforço valeu a pena, mais euros a tornarem os projectos possíveis.
Foi a Festa Anos 80 na (histórica) discoteca do Cais Sodré Jamaica, no passado dia 11 de Julho.



21 agosto 2007

O líder de Juventude enquanto mentor, facilitador e mediador

"O líder de Juventude enquanto mentor, facilitador e mediador no quadro de políticas locais e regionais de juventude", foi o tema de uma acção de formação que decorreu em Santiago de Compostela, Espanha, de 12 a 18 de Julho.
O objectivo desta acçao foi criar possibilidades que levem ao desenvolvimento da participação de novos grupos de jovens nos projectos em prol da juventude nos seus países.

Juntamente com cerca de 20 jovens, Dynka Amorim, um jovem Santomense que dinamiza a revista juvenil Bué Fixe, participou nesta iniciativa por intermédio do Gabinete de Apoio ao Estudante do ISU, e diz que esta experiência foi muito enriquecedora: “permitiu trabalhar na elaboração de programas de acção, relatórios e avaliação de projectos, a utilização de exercícios de casos reais e troca de experiências interculturais. E também houve lugar para actividades lúdicas, tais como visitas guiadas a diferentes monumentos espanhóis”, conta com satisfação.


Portugal, Espanha, El Salvador e Costa Rica juntos
Esta iniciativa foi organizada pela Associação Recreativa, Cultural e Social de Silverinhos do Concelho de Gondomar, Portugal, em parceria com outras três congéneres latinas, respectivamente a Asociación Xuvenil Vrenza, de Espanha, Jóvenes Trajando en Obras Solidárias, de El Salvador e Asociación Cultural Companhia Folclórica Curubandá, da Costa Rica, e contou com financiamento da Comissão Europeia.

Um momento importante

Esta é a equipa do Nô Djunta Mon Cacheu, no dia (10 de Agosto) em que partiram para a Guiné-Bissau, para 2 meses de actividades de voluntariado para a cooperação.
Estão com um brilho especial, neste momento importante...
Nô sta djunto!

O André, a Teresa, a Cátia e a Sara

13 agosto 2007

"PIMP my NGO"

“PIMP my NGO” é a denominação de um Curso de Formação Internacional subordinado ao tema “Planning, Implementing, Monitoring and Perfectioning - Management and Marketing for NGOs”, que se realizou na República Checa, de 21 a 27 de Julho, e que reuniu 27 jovens representantes de inúmeras organizações não governamentais europeias, entre as quais a Ana Bárbara Teixeira, voluntária do Gabinete de Comunicação do ISU.
Aqui fica um pequeno relato da
Ana sobre esta iniciativa do Programa Juventude em Acção:

"A gestão e marketing para ONGs foram os principais conteúdos desta formação onde se apreenderam ferramentas dinâmicas e estratégias inovadoras que pretendem responder às necessidades de instituições que, à semelhança do ISU, pretendem ganhar visibilidade e reconhecimento pelo trabalho que realizam de forma a garantir a sustentabilidade da organização e a viabilidade dos projectos.
A metodologia da formação foi bastante dinâmica, com componentes teóricas bem como actividades de grupo e exercícios práticos, da qual resultou um espírito de partilha e interacção bastante enriquecedor, e onde os laços e as parcerias estabelecidas irão seguramente produzir resultados positivos no futuro.
Como principais resultados são de referir os conhecimentos e as práticas passíveis de aplicação e desenvolvimento no ISU, os conhecimentos e contactos efectuados com outras ONGs europeias e com as suas realidades/dificuldades/soluções/experiências.
O balanço desta formação foi muito positivo e muitos são os conhecimentos e experiências adquiridos dos quais o ISU irá decerto beneficiar."
Vamos trabalhar para isso!

09 agosto 2007

Nô Djunta Mon a caminho de Cacheu!

É já amanhã que um grupo de 4 voluntários do ISU (Sede) vai partir para a Guiné-Bissau, para realizar um projecto de voluntariado para a cooperação durante 2 meses.

O André, a Cátia, a Sara e a Teresa vão integrar o Projecto Nô Kume Sabi, um projecto de parceria entre o ISU e a Congregação das Irmãs da Nossa Senhora da Aparecida de Cacheu, que actua no combate á desnutrição de grávidas e crianças dos 0 aos 5 anos, através da produção e comercialização de uma Multimistura vitamínica composta por ingredientes de produção local, assim como irão executar acções com outros parceiros.

Depois de uma fase de intenso trabalho de preparação, de contactos, pesquisa, reuniões, angariação de fundos, a equipa vai finalmente para o terreno realizar várias actividades, respectivamente: Formação dos animadores/sensibilizadores do projecto Nô Kume Sabi, Formação de agentes de Saúde base, Formação em Comunicação Radiofónica, duas Formações para o Voluntariado (com a Rede Nacional de Associações Jovens/RENAJ e várias ONG´s), Workshop de Introdução à Universidade e uma Acção de formação sobre Multimistura para os Centros de Recuperação Nutricionais.

Como é habitual nestes projectos, os próximos 2 meses serão uma experiência intensa, de trabalho, relação com a comunidade, espírito de grupo e crescimento pessoal.

Esperamos que os resultados sejam muito positivos!

Entretanto o grupo de voluntários que vai partir para Bubaque em Setembro continua a preparar o seu projecto, cada vez mais perto da realidade daquela Ilha do Arquipélago dos Bijagós da Guiné-Bissau.

Cabo-Verde espera também a chegada de um grupo, já nos preparativos finais para o grande momento das suas vidas.

07 agosto 2007

O ISU-Viana orgulha-se de apresentar o seu programa de voluntariado para a cooperação para o Verão de 2007

Neste momento já pisaram o terreno Angolano de Malanje três dos nossos voluntários. A Catarina, a Gisela e o Rui (Coimbra e Braga muito bem representadas) vão estar a trabalhar no Centro de Recursos "Educ@r Sem Fronteiras, recentemente criado na cidade de Malanje. Este grupo tentará dar o seu contributo na dinâmica desta estrutura proporcionado aos seus utentes a possibilidade de realizarem Oficinas de Informática, Expressão dramática, Direitos Humanos, Produção Jornalistica. Para além disso, pela formação em Direito da Catarina e do Rui, irão colaborar com a ADRA (Acção para ao Desenvolvimento Rural e Ambiente), parceiro local, na tentativa de semear as noções de democracia e participação civica, fundamentais para o processo eleitoral há tanto prometido. A Gisela, pela sua experiência enquanto jornalista na RUM (Rádio Universitária do Minho) dará o seu contributo na imagem do Centro e as formas de divulgação das suas actividades.
Na sexta-feira passada, às seis da manhã, começou o desafio Guiné Bissau. Embarcaram no Porto, a Ana, a Carina, a Cátia, a Eugénia e o Hugo.Este grupo vai passar pelas terras do Boé...onde um dia se declarou a independência da Guiné-Bissau quando em Portugal ainda se pensava em como chegar à Revolução dos Cravos. Nesta terra que tem tanto de isolamento como de encantamento, o grupo trabalhará na formação de professores (direitos humanos, matemática, língua portuguesa e educação fisica) e matronas (enfermagem e direitos humanos). O grupo leva na bagagem ainda o desejo de fortalecer a Rádio Colinas de Boé como veiculo de desenvolvimento local, especialmente nas áreas de educação para os direitos humanos e educação para a saúde. Reserva-se ainda um espaço no projecto NDM para a animação juvenil nas áreas do Desporto, Direitos Humanos e Expressão dramática. Isto sempre com o apoio da DIVUTEC (Associação Guineense para a Divulgação das Tecnologias apropriadas) e da Faabade de Boé (associação local). Com esta carga de trabalhos, três semanas se passarão até que o grupo chegue a Gabú para a segunda fase do seu trabalho no Centro Multifuncional da cidade. Nesta estrutura funciona o Centro de Recursos Educ@r Sem Fronteiras, a partir do qual o grupo implementará várias actividades desde Oficinas de Expressão plástica e dramática, produção de materiais didáctico pedagógicos e formação de monitores desportivos. Em simultâneo decorrerão sessões de formação de Professores nas mesmas áreas abordadas em Béli.
Voando para Angola, esteve a Ana e a Andreia, no domingo passado. Á espera destas recém licenciadas educadoras de infância estão dois grupos de formação (educadoras e monitoras do pré-escolar) nas províncias da Huíla e depois do Huambo. Neste desafio da CCF (Christian Children's Fund) as voluntárias terão oportunidade de estabelecer um paralelismo entre uma formação teórico-prática sobre conteúdos fundamentais a esta área de intervenção e a observação das dinâmicas implementadas nos EAC's (Espaços Amigos da Criança).
Não posso terminar sem uma palavra de reconhecimento a estes e todos os voluntários que numa solidariedade de grupo sem igual colaboraram para que neste momento estas três iniciativas sejam financeiramente sustentáveis!
Quanto a nós, por agora é tudo! Tentaremos manter todos os amantes destes projectos a par da evolução do saber ser, saber estar e saber fazer dos nossos voluntários!


ISU-Viana
O grupo de voluntários durante a Formação Específica para integrarem os projectos de Voluntariado para a Cooperação